quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Os Grupos Artforum Brasil XXI celebram 11 anos de arte, cultura e ecologia

A Arte e o Tempo Unem Pessoas e Sonhos.
E sonhos realizados se tornam marcas perenes.

ARTFORUM UNIFUTURO é uma marca de arte e cultura humanista
GRUPOS ARTFORUM BRASIL XXI - 11 Anos


Sobre a idealização dos Projetos ARTFORUM Brasil 

Ana Felix Garjan é uma artista que ainda jovem decidiu se dedicar às artes e às letras. Dedicou-se a pesquisar história da arte e arquitetura e ao longo dos anos 90 se destacou em diversas causas humanistas, através de pinturas e escultura tridimensionais que foram expostas em coletivas e salões na cidade de São Luís - Maranhão. Assim, através de projetos culturais da UFMA - Universidade Federal do Maranhão ela participou e desenvolveu projetos de destaque no cenário maranhense e brasileiro, e passou a ser reconhecida por seus ideais e projetos realizados em prol da cultura humanista.

Ela trabalha como pesquisadora das ciências humanas e sociais, desenvolve projetos em nome dos Grupos Artforum Brasil XXI e da Universidade Planetária do Futuro- UNIFUTURO, e seus projetos possuem base de pesquisa e organização administrativa.

Os projetos estão ligados ao Grupo Artforum Renaissance Vie Universelle - grupo que organizou dois outros: Grupo ARTFORUM Mundi Planet e Artforum Brasil XXI. Ela teve oportunidade de conhecer a ARTFORUM Pro Art International em Munique  - Alemanha e em Strasburg - França, e a partir desses contatos e participação passou a desenvover projetos em nome do mundo melhor, na década de 90.

Tudo que realiza revela sua dedicação às causas humanistas, defensa dos Direitos Humanos, da cultura, arte e literatura por um mundo melhor, pela preservação da natureza,  planeta e pela nova consciência do ser humano diante das questões da humanidade, através da inteligência aplicada.

Ana Felix Garjan intitula-se cidadã planetária, por estar envolvida em movimentos, programas e ações coletivas organizadas pela AVAAZ e por outras organizações de defesa dos Direitos Humanos, da natureza e dos animais. Ela tem bons motivos para se orgulhar dos seus sonhos, missões e realizações, pois sempre teve apoio de seus pais, irmãos, familiares, o carinho dos amigos e o reconhecimento de seus projetos de conceito humanista, por organizações culturais e universidade.


Ana Felix Garjan nasceu com a estrela da arte em sua vida desde, e teve boas oportunidades para se dedicar à pesquisa em arte, à sua profissão como socióloga e como coordenadora de projetos culturais, na Universidade Federal do Maranhão, durante dez anos.

Por motivos relacionados às suas missões culturais, deixou a UFMA para dedicar-se à sua missão maior: Organizar a Universidade Planetária do Futuro, a partir de 2009, e neste ano de 2010 - último ano da 1ª década do século XXI, ela está em plena atividade para a organização de projetos previstos no Plano Artforum Brasil XXI "Nossa Década 2001 -2010".

*Síntese da trajetória da Artforum Brasil XXI e de Ana Felix Garjan, representante da arte humanista.

A primeira Bienal de Artes Visuais XXI dos Grupos Artforum Brasil XXI foi chamada XXI "Primeira Bienal Multicultural do Maranhão 99", coordenada por Ana Felix Garjan, a partir de estudos, viagens de pesquisa cultural, sua participação em movimentos promovidos por amigos artistas plásticos, músicos e cantores participantes da 1ª Bienal Multicultural do Maranhão 99, no Convento das Mercês, em São Luís - Patrimônio Cultural da Humanidade, tombada pela UNESCO, em dezembro de 1997.



Na Primeira Bienal, Ana Felix Garjan promoveu grande movimento de professores e alunos de escolas públicas nas galerias da Primeira Bienal Multicultural do Maranhão, no Convento das Mercês, em São Luís - Patrimônio Cultural da Humanidade.



Na foto, um dos membros da curadoria da 1ª Bienal Multicultural do Maranhão 99, representando artistas do Rio, que foi um dos convidados para a comissão de curadores da Artforum Brasil XXI.
Banner da 1ª Bienal Multicultural do Maranhão 99, que foi apresentada ao grande público no antigo Convento das Mercês - prédio antigo situado na cidade de São Luís - patrimônio cultural do Maranhão, do Brasil e da Humanidade.



O tempo conta. O tempo encanta.

Ana Felix Garjan, artista plástica, escritora e pesquisadora em história da arte, foi a idealizadora do "Projeto Bienais de Artes Visuais XXI" em 1988, no mesmo ano da "Expo Mundial 98", que foi realizada em Lisboa - Portugal, cidade tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Ana Maria Felix Garjan se inspirou, primeiramente, no Centenário da Bienal de Veneza, em junho de 1995, onde esteve visitando a Exposição do Centenário da Bienal de Veneza - Mãe de todas as Bienais de Arte do Mundo. Em junho de 1995 Veneza foi festejada e visitada por milhares de artistas plásticos, arquitetos, cineastas e músicos que tornando Veneza a capital internacional das bienais de artes visuais do mundo.

Na abertura dessa grande festa, na imortal Veneza estiveram personalidades culturais e artísticas do mundo participaram da abertura do Centenário da Bienal de Veneza, em 1995. Algumas exposições especiais da Bienal de Veneza estiveram abertas ao grande público no período de junho a outubro de 1995 - Séc. XX.







Ana Felix Garjan, idealizadora e curadora de suas bienais de artes visuais do Maranhão e idaelizadora da 1ª Bienal Internacional de Artes Visuais, em 2010 - último ano da Primeira Década do Século XXI, em homenagem ao Brasil 510 anos e ao Planeta Arte.



A Primeira Bienal Multicultural do Maranhão 99 foi intitulada "Sinergia dos Tempos - Passado, Presente, Futuro", se tornou histórica no contexto da cultura maranhense e brasileira, com a participação de artistas plásticos, designers, arquitetos, poetas e músicos.

Ela contou com a participação de artistas convidados de São Luís, de cidades maranhenses e de outros estados e de artistas da França, Itália, Alemanha e Inglaterra.

A maioria dos artsitas convidados estiveram presentes à
abertura oficial da 1ª Bienal Multicultural do Maranhão 99 em noite de cerimônia, apresentações e shows culturais.

Ana Felix Garjan é reconhecida como idealizadora dos primeiros projetos de Bienais de Artes em São Luís, através dos Grupos Artforum Brasil XXI e do Grupo Artforum Internacional São Luís e Associados, que coordenaram as bienais históricas do Maranhão.

A Primeira Bienal foi realizada para homenagear o Brasil 500 anos – 5 Séculos, de forma antecipada, no período de setembro a dezembro de 1999. (A Expo foi prorrogada até 25 de janeiro de 2000, por motivo da visita de comitivas de Portugal e França).

Em todo o período de exposição foram registrados pela Artforum Internacional São Luís e Associados e pela coordenação de eventos do Convento das Mercês, a visita de mais de 35 mil pessoas do Brasil e de outros países. Esse número foi consideradao na época, um marco muito importante que motivou o projeto da segunda bienal, que foi realizada no período de 2001 a 2002, em São Luís.

Abaixo, um dos cartazes da 1ª Bienal Internacional do Maranhão.
 


O TEMPO CONTA. O TEMPO ENCANTA.
(Ana Felix Garjan)
.


Artistas plásticos, atores maranhenses e brasileiros fazem performance no Convento das Mercês para homenagear os artistas da Primeira Bienal Multicultural do Maranhão 99.



A II Bienal de Artes, Design e Arquitetura do Maranhão, Amazônia e Nordeste 2001-2002, teve sua abertura oficial no Palácio Cristo Rei, sede da Reitoria da Universidade Federal do Maranhão, em dezembro de 2001, e se estendeu em dois núcleos que ficaram em exposição até o mês de abril de 2002.

A Bienal foi considerada de âmbito internacional, uma vez que estiveram presentes artistas plásticos, fotógrafos, designers e professores de arquitetura de universidades de São Luís e Brasília, para homenagearem Oscar Niemeyer.

Nas duas Bienais do Maranhão os Grupos Artforum Brasil XXI convidaram o pintor francês Phillipe Lhuillier, para participar desses projetos de arte internacional considerando que ele já morava em São Luís, e se trata de um dos grandes mestres da pintura realista,

O Núcleo Histórico da II Bienal esteve em exposição no Palácio Cristo Rei da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, de dezembro de 2001 a abril de 2002. E o Núcleo contemporâneo esteve em exposição no mês de janeiro de 2002, no Salão de Eventos do São Luís Shopping Center. Foram visitantes dos dois núcleos em todo o período mais de 30 mil  pessoas que passaram pelo salão da bienal, além dos visitantes que assinaram o livro de presença.




































Após as duas Bienais do Maranhão, outras exposições foram organizadas por Ana Felix Garjan, através dos Grupos Artforum Brasil XXI em São Luís e em outras cidades, para seguirem com os roteiros metodológicos e projetos humanistas coordenados por Ana Felix Garjan, que sempre teve como foco a cultura humanista.

A atual “1ª Bienal Internacional de Artes Visuais XXI” está em processo de organização, e já sendo divulgada no Orkut, em redes sociais do Ning, nos blogs dos Grupos Artforum Brasil e na nossa Universidade Planetária do Futuro, em junho deste ano, antes da Copa da África do Sul.
 
Como parte das comemorações dos onze anos dos Grupos Artforum Brasil XXI e onze anos da 1ª Bienal Multicultural do Maranhão 99, foi idealizado, também o projeto Museu de Arte Contemporânea - MAC/ARTFORUM, cujo espaço virtual será ligado à Universidade Planetária do Futuro, por ser espaço de pesquisa e cultura

Após as duas Bienais do Maranhão foram realizadas algumas exposições em nome dos Grupos Artforum Brasil XXI, em São Luís e outras cidades, para a continuidade dos roteiros humanistas dos grupos coordenados por Ana Felix Garjan.

O atual projeto 1ªBienal Internacional de Artes Visuais XXI, foi lançado em junho de 2010, para apresentar o 1º núcleo intitulado Bienal Cores Mãe África Via Brasil 510, e de outros núcleos que estão em processo de pesquisa e organização.


PROJETOS DIVULGADOS NA UNIVERSIDADE PLANETÁRIA

O Projeto 1ª Bienal Internacional de Artes Visuais XXI” está em processo de nova organização, mas já foi divulgada no Orkut, nas redes sociais e culturais do Ning, nos blogs dos Grupos Artforum Brasil XXI e na Universidade Planetária do Futuro, em junho deste ano, antes da Copa da África do Sul.

Como parte das comemorações dos 11 anos dos Grupos Artforum Brasil XXI e dos onze anos da 1ª Bienal Multicultural do Maranhão 99, os Grupos Artforum Brasil XXI idealizaram os projetos:

*Museu de Arte Contemporânea  
*1ª Bienal Internacional de Artes Visuais

Os projetos estão sendo organizados em nome dos Grupos Artforum Brasil XXI e Universidade Planetária do Futuro.

MAC - MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA
ARTFORUM BRASIL XXI

Espaço das artes e artistas brasileiros e de outros países.



MAC - ARTFORUM BRASIL XXI
.


MAC - MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA
ARTFORUM BRASIL XXI
Espaço especial das artes e artistas brasileiros e de outros países.

*
Como parte das comemorações dos Grupos Artforum Brasil XXI 11 anos, está sendo organizado o III projeto de Artes Visuais idealizado por Ana Felix Garjan, que foi divulgado em junho deste ano. No período de outubro de 2010 a maio de 2011 serão organizadas galerias virtuais e núcleos da 1ª Bienal Internacional de Artes Visuais XXI. 

Já estão em exposição em álbuns dos perfis da ARTFORUM Brasil no Orkut fotos de quadros de artistas convidados por Ana Felix Garjan para o Projeto Pavillion ARTFORUM dos Artistas. Assim esses mesmos artistas já estão selecionados para suas participações na Bienal de Artes Visuais e no Museu - MAC.



O Tempo é Testemunha da Arte.
http://forumdasartescultura21.blogspot.com/


Grupos Artforum Brasil XXI - 11 anos
Universidade Planetária do Futuro - Ano I

Brasil, 28 de outubro de 2010


Ana Felix Garjan - Diretora e Curadora
Grupos Artforum Brasil XXI - 11 Anos
Universidade Planetária do Futuro - Ano I
Grupos ARTFORUM Brasil XXI
.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boas - Vindas aos artistas, poetas e escritores do mundo! Grupos Artforum Brasil XXI