domingo, 4 de julho de 2010

I Bienal Internacional de Artes Visuais XXI - Artforum Brasil Unifuturo


___________________________________
1ª Bienal Internacional de Artes Visuais
Grupos Artforum Brasil XXI
Universidade Planetária do Futuro - UNIFUTURO.


Síntese histórica do Projeto Bienal de Artes Visuais” - Artforum Brasil Unifuturo.

A Primeira Bienal Internacional de Artes Visuais, dos Grupos Artforum Brasil e Artforum Internacional São Luís e Associados, foi inaugurada e aberta ao público no dia 18 de setembro de 1999, na cidade de São Luís – Maranhão – Patrimônio Cultural da Humanidade.

I Bienal Multicultural do Maranhão 99 foi o título da primeira versão do projeto. As 120 obras de artistas brasileiros e outros países foram visitados nas galerias do Convento das Mercês - Espaço do Governo do Estado do Maranhão, por mais de 35 mil pessoas, no período de 18 de setembro de 1999 a 25 de janeiro de 2000.

O projeto foi inaugurado em 1999 - sec. XX, em São Luís - MA, com o apoio da UFMA - Universidade Federal do Maranhão, Aliança Francesa - SL, ALUMAR, e outras organizações e grupos culturais de São Luís, de cidades brasileiras e de países europeus, através de artistas plásticos e pintores convidados.

A segunda versão do projeto, teve o título: II Bienal de Artes, Design e Arquitetura do Maranhão, Amazônia e Nordeste 2001-2002, com a participação de artistas brasileiros e de outros países. Também contou com o apoio institucional da Universidade Federal do Maranhão, Aliança Francesa, organizações e empresas. O Núcleo histórico foi apresentado no Salão do Memorial “Cristo Rei”, da Universidade Federal do Maranhão, e o Núcleo contemporâneo foi apresentado no Salão do São Luís Shopping Center.

O Projeto "I Bienal Internacional de Artes Visuais XXI" 2010-2011 resulta do projeto "Bienais de Artes Visuais XXI", idealizado pela artista plástica, escritora, poetisa e socióloga Ana Felix Garjan, e organizado pelos Grupos Artforum Brasil XXI, em 1999 e em 2001- 2002 - sec. XX.

A "I Bienal Internacional de Artes Visuais", dos Grupos Artforum Brasil e Artforum Internacional São Luís e Associados, foi inaugurada e aberta ao público no dia 18 de setembro de 1999, na cidade de São Luís – Maranhão – Patrimônio Cultural da Humanidade.

A "I Bienal Multicultural do Maranhão 99" foi o título da primeira versão do projeto. As 120 obras de artistas brasileiros e outros países foram visitados nas galerias do Convento das Mercês - Espaço do Governo do Estado do Maranhão, por mais de 35 mil pessoas, no período de 18 de setembro de 1999 a 2o de janeiro de 2000.

A segunda versão foi II Bienal de Artes, Design e Arquitetura do Maranhão, Amazônia e Nordeste, com a participação de artistas brasileiros e de outros países. Também contou com o apoio institucional da Universidade Federal do Maranhão, Aliança Francesa, outras organizações e empresas. O Núcleo histórico foi apresentado na Galeria e Salão do Memorial “Cristo Rei”, da Universidade Federal do Maranhão e o Núcleo contemporâneo no Salão de Eventos do São Luís Shopping Center, na cidade de São Luís –Patrimônio Cultural da Humanidade.

A terceira versão do projeto Bienais de Artes Visuais XXI tem o título:
"1ª Bienal Internacional de Artes Visuais XXI"

Grupos Artforum Brasil XXI
Unifuturo - Universidade Planetária do Futuro
http://www.cidadeartesdomundo.com.br/




Relações entre Arte, Artista
e Grande Público, pela Profa. Dra. Maria Inês Hamann Peixoto.

A educação como fenômeno exclusivo, como característica propriamente humana, constitui a criação social de uma segunda natureza, esta de ordem social, no/pelo homem, dado que a primeira lhe é conferida pelo simples fato de ter nascido de seres humanos.

No entanto, nascer humano não garante ao homem que ele assim se torne. Afinal, segundo MANACORDA, o papel da educação como processo de hominização, é de tornar realidade histórica, datada, o que figura, de início, como possibilidade, ou seja, de dotar o homem concreto “de um desenvolvimento completo, multilateral, em todos os sentidos das faculdades e das forças produtivas, das necessidades e da capacidade de satisfazê-las”.

Dando continuidade a essa reflexão, OMINILATERALIDADE é a chegada histórica do homem a uma totalidade de capacidades e, por conseguinte, a uma totalidade de consumo de satisfações, sobretudo, a satisfação dos bens/necessidades espirituais, além das materiais dos quais o trabalhador tem sido excluído em conseqüência da divisão de trabalho. Daí pensarmos e concordarmos com alguns autores, que o homem omnilateral, completamente desenvolvido é a grande meta da educação. Porém, na sociedade de classes, desenhada pela desigualdade e na exclusão social, essa meta não é posta a todos os indivíduos.

Para lembrar SAVIANNI, o contexto da ciência/técnicas/tecnologia, da ética, da arte e também da religião, estabelecido historicamente, compõe o mundo da cultura, construído pelo homem no processo de produção de sua existência. Nesse contexto cultural, todos concordamos, naturalmente, que a educação se desenvolve abarcando a produção de idéias, conceitos, valores, símbolos, hábitos, atitudes e habilidades.

Mas, o que eu senti, mesmo antes de idealizar “UMA INSTALAÇÃO DE ARTE EM CONSTRUÇÃO”? QUE DESEJO, QUE PAIXÃO, QUE OLHAR me levaram a isso? As mãos que tocam com o olhar e/ou com as mãos a obra de arte, o objeto artístico se transforma em obra de arte e diálogo com o público.

Portanto, concluo, mais uma vez, que um certo desejo de justiça social e de paz, de amor e prosperidade está cada vez mais intimamente cristalizado no DNA dos seres humanos e do homem concreto. Compartilhar desejos de justiça social e paz, através da arte e das expressões culturais, fortifica a prática científica e ajuda na construção da arte contemporânea conceitual, da arte social e da arte-educação, enquanto instrumento de religare, na perspectiva da superação/transformação da sociedade.

Segundo CANCLINI, a arte é vista em três níveis: A Arte Elitista, a arte para as massas e a arte popular. A arte aqui proposta tem uma conotação singular. É uma arte simples, verdadeira, honesta e de grande significado. Pretende marcar nesse encontro de Assistentes Sociais uma proposta de humanização e libertação do homem, através da aproximação daquele que produz com aquele que consome, sendo estes, como partícipes de um mesmo e único processo vital.

Aqui me refiro à arte como forma de conhecimento, ou seja, a arte como verdade. Essa posição lê-se nos clássicos confirmando as relações complexas e às vezes contraditórias da arte em relação à sua natureza ideológica. A “arte como forma de conhecimento” diz respeito à aproximação da arte à realidade, ou seja: o artista se aproxima da realidade a fim de captar suas características essenciais afim de refleti-la, mas sem dissociar o reflexo artístico de sua posição diante do real, isto é, do seu conteúdo ideológico. Neste sentido, a arte é um meio de conhecimento.

A forma de aproximação da arte à realidade não deve chegar a se transformar em falso realismo. Segundo VASQUEZ, a arte só pode ser conhecimento-conhecimento específico de uma realidade específica; o homem como um todo único, vivo e concreto - transformando a realidade exterior, partindo dela para fazer surgir uma nova realidade ou obra de arte.


Oconhecer artístico é fruto de um fazer; o artista não converte a arte em meio de conhecimento copiando a realidade, mas construindo outra nova. A arte só é conhecimento na medida em que é criação. Tão somente assim pode servir à verdade e descobrir aspectos essenciais da realidade humana. Assim, a arte vai do concreto real ao concreto artístico para então retornar ao concreto real, já agora enriquecido pela reflexão/criação artística.

Concluindo nosso ensaio: criar é fazer existir algo inédito, um objeto novo e singular que, ao mesmo tempo expressa o sujeito criador e o transcende enquanto portador de um conteúdo de cunho social e histórico e enquanto objeto concreto, uma nova realidade.


...............

Nós, dos Grupos Artforum Brasil XXI seguimos o pensamento teórico - científico da Profa. Dra. Maria Inês Hamann Peixoto, sobre o papel transformador da arte social e educativa.




Nova versão do Projeto Bienais de Artes Visuais XXI

A curadora de arte Ana Felix Garjan apresenta nova versão "Bienais de Artes Visuais XXI".

A 1ª Bienal Internacional de Artes Visuais XXI apresentando os Núcleos: Histórico, Contemporâneo, Futurista, e o Salão Especial "PAVILLION DOS SONHOS".


A seleção dos artistas está sendo organizada. No mês de julho foi feita a primeira indicação de artistas para a primeira fase do projeto. Em segunda etapa haverá a divulgação do projeto e o convite aos artistas que estão sendo pesquisados.


Numa terceira etapa serão convidados artistas para adesão ao Projeto da Bienal Internacional, bem à inscrição através de uma taxa, considerando que o projeto prevê a publicação de um catálogo especial sobre os artistas participantes e os homenageados.


Boas - vindas ao Futuro que nos espera! E a arte nos Une!


Brasil, 04 de julho de 2010

Ana Felix Garjan,

Idealizadora de projetos de arte e cultura humanista - planetária

*Projeto I Bienal Internacional de Artes Visuais XXI
*Projeto Museu de Arte Contemporânea - ARTFORUM Brasil XXI





Grupos Artforum Brasil XXI - Universidade Planetária do Futuro

*Projeto 1ª Bienal Internacional de Artes Visuais XXI:
http://bienaldeartes-artforumbrasilunifuturo.blogspot.com/

Departamento de Comunicação e Marketing Cultural
Maison D`Art Ana Felix Garjan,

Produção cultural:


*Ânima e Utopia, Artforum 
Renaissance e Revista Planetária - Artforum Internacional




http://revistaartforumcultural.blogspot.com/

Mundo das Artes - Artforum Brasil Unifuturo

http://mundodasartes-artforumcultural.blogspot.com/


Agência Artforum Inovatus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boas - Vindas aos artistas, poetas e escritores do mundo! Grupos Artforum Brasil XXI